Libertino, colecionar de mulheres e dono de uma vida devassa, o lendário Giacomo Girolamo Casanova conquistou inúmeros corações no século XVI, mas ele mesmo não era conquistado por ninguém. A antiga Veneza, palco das peripécias de Casanova, ficou conhecida pelo mundo graças à fama deste sedutor. Além de ser constantemente acusado por sua vida nada regrada, Giacomo chegou a ser preso por conter livros proibidos e fazer propagandas contra a religião, mas sempre conseguiu escapar. Porém, um dia o galanteador quis mudar de vida.
Esse homem realmente existiu e ao assistir um filme sobre sua vida houve um fato que me chamou a atenção. Mesmo sem saber realmente se foi verdadeiro ou apenas acrescentado ao roteiro, o fato de Casanova ter mudado o curso de seus dias foi muito interessante. Ele não seduzia as mulheres apenas em busca de prazeres, ele ainda as extorquia, vivendo do dinheiro que conseguia com suas conquistas.
Quando resolveu mudar, Giacomo estava para ser enforcado, ao ser salvo por uma trapassa de sua mãe - onde ela fingiu juntamente com um ator ser uma autoridade da igreja católica para impedir sua morte - ele deixou tudo para trás, fugiu com sua família sem nenhum dinheiro e, pelo que aparece no filme, nunca mais voltou a ser o velho Casanova. Ele verdadeiramente abandonou seus costumes, prazeres e foi fiel a apenas uma mulher. Uma mudança radical, não?!
0 comentários:
Postar um comentário