segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Como cuidar do coração

Cuidar do nosso coração é uma tarefa difícil. Isso envolve resistir aos tentadores doces, as maravilhosas carnes gorsurosas e aos saborosos refrigerantes. É verdadeiramente um sacrifício - e põe sacrifício nisso. Poucos conseguem seguir a risca aquela dieta sem graça que coloca verduras, frutas e legumes no lugar das guloseimas. É difícil, mas necessário para quem quer ter um coração saudável.
 
Porém os cuidados com o nosso frágil coraçãozinho não podem parar por aí. Muitas outras atitudes são capazes de deixá-lo doente, e o pior é que muitas vezes eles são forçados a adoecer por outras pessoas. Isso pode acontecer naquela convesa que você não gostou, aquele reconhecimento que não veio ou um olhar de desprezo. Atitudes assim podem entristecer ou gerar o câncer da mágoa, tornando ainda mais complicado deixar o coração constantemente bem e estável.

O melhor remédio nesse caso é: cuidar dos olhos. Tem até um velho ditado que diz que o que os olhos não veem o coração não sente. É a mais pura verdade, em muitas situações de nossa vida a gente tem que ver e não enxergar. Ou melhor, relevar. Deixar de lado aquele comentário maldoso ou a atitude chateante e simplesmente continuar vendo as pessoas envolvidas na situação do mesmo jeito e se possível de uma modo ainda melhor. Esse é o meio mais saudável para ter o coração batendo limpinho. Quando controlamos o que enxergamos tornamo-nos iluminados, de maneira que as trevas não podem chegar perto de nós, pois a nossa luz alcança a tudo que está próximo. É um conselho relativamente simples, mas assim como as recomendações médicas de evitar a gordura e o açúcar, requer muito sacrifício para colocar em prática. 

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Provérbios 4:23

0 comentários:

Postar um comentário